domingo, 18 de setembro de 2011

AS FIAS DE SEU ALDERI


AS FIAS DE SEU ALDERI

Adaptação da Poesia Popular de Zé da Luz: As Fulo de Puxinanã.


Nove muié, ou nove irmã
nove cachorra da mulesta
eu vi num dia de festa
no pé da serra numa manhã   

A mais veia, a mais ribusta
era mermo uma tentação
mimosa flô do sertão
que o povo chamava Olina

A segunda, a Marlucinha
tinha uns oi que ó, mardição
matava quarqué cristão
os oiá dessa minina

Os oi dela parecia
duas istrela tremendo                                            
si apagando e si acendendo
em noite de ventania

A terceira era Fatoca
cumprida e a mais diferente
rezando pus meus pecado             
mi atentando a coiversão
                                                                                                        
A quarta era Lenoca
cum coipo muito ma feito
mas porem tinha dois peito
dois cuscuz de mandioca


Dois cuscuz qui pú capricho
quando ela passou pur eu
minhas ventas se acendeu
cum o cheiro vindo dos bicho

A quinta era Bebeta
caboca muito mais queta
soinhava cum o mundo afora
bateu asas e foi imbora

A sexta era Leleda
galega bem aprumada
andava simpre na moda
mas era rim de namoro

A setima sechamava Iza
morena e bem dispaxada
apreciava uma birita
e era bem disbocada

A oitava era Maria Peupa
mimosa lua do sertão
tão sonsinha a tão santinha       
mi inganô sim cumpaixão

A casula era Lucinha
o fin da rama, tão fofinha
mi atiçô uma paixão
mexeu cum meu coração
mi forçando uma decisão

Eu inté mi atrapaiava
sim sabê das nove irmã
qui eu vi naquela manhã
qual era a qui mi agradava

Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço
desejei morrê nus braço
da dona dos dois cuscuz



3 comentários:

  1. Meninas não levem tão a sério o que falei quando estava de ressaca.... que não ia mais beber... afinal de contas não posso deixar Neuminha e Lucinha beberem sozinhas.. elas precisam de companhia.. eu

    ResponderExcluir
  2. o da minha mae ficou o mais bonito...kkk

    ResponderExcluir
  3. Farra boa ! Participei mesmo por foto rsrsrrsrs
    Que legal, lembraram de min..saudades de todos..
    Rossana nao deixa de puxar o saco da mae dela, sempre diz que ela e a mais bonita kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...