quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A PEDRA DO DESCANSO...


Quem não parou nessa pedra amiga para retomar o fôlego e abastecer-se da preciosa água, numa subida à serra? A subida ainda é programa obrigatório na Semana Santa, onde uma multidão começa a encher a trilha, que leva ao topo, já na véspera da Sexta Feira da Paixão, com muito entusiasmo, mantimentos e energia. A pedra do Descanso é uma parada programada, pois nessa pausa, recompõem-se energias e ânimo para o resto da subida.


Nossa casa tem posição privilegiada, pois a lateral termina onde começa a trilha. Vezes incontáveis percorremos esse caminho pedregoso, pela aventura da subida, com grupo de amigos, desafiando as urtigas...

Vale contar um episódio, entre alguns, que ficou gravado na história da cidade, sobre um cidadão, que em tempos passados era dono de um pequeno empreendimento. Com muitas dívidas, em desespero, subiu a serra e ameaçou jogar-se caso os devedores não pagassem as contas tão atrasadas. O que se seguiu, então, foi uma procissão informal de pagadores, rumo à pedra do topo, para evitar uma tragédia, mas teve a exceção de um, que não pagava nem promessa, quando anunciou que aguardaria a brusca descida para então quitar seu débito. Felizmente, tudo terminou bem e o cidadão desceu agradecido.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...