quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PROMESSAS À PAGAR...DE PAU DE ARARA...RUMO AO CANINDÉ


E assim foi a nossa viagem mágica e inesquecível à Canindé, centro de romaria no Ceará. Itamar, bem pequeno, (tão pequeno que não lembra) e eu, nos deslumbrávamos nessa aventura, na carroceria de um pau de arara, sob a proteção dos romeiros, enquanto que mamãe viajava na "boleia" com papai. O pau de arara é um dos símbolos mais expressivos da nossa cultura nordestina, das nossas lutas, pobreza e coragem. Foi parte do nosso cotidiano, em um passado não muito distante. O  misticismo, os pagadores de promessas e as nossas crenças continuam componentes do nosso perfil como um povo, como tambem integrantes do nosso folclore..


 Durante a viagem, papai parou num lugarejo, para beber algo e quis nos impressionar pedindo uma água mineral com gás. Nós só conhecíamos a água do pote. Ele colocou um pouco num copo e deu à mamãe p'ra beber. Quando ela provou, fez uma careta de quem não gostou, cuspiu e disse: "béco", em seguida foi a nossa vez e claro, imitamos a reação materna.


Romeiros cantaram toda a viagem, enquanto que nós, curiosos, observávamos os arredores. Tudo parecia ter dimensões extraordinárias. Os romeiros, a cidade e a Igreja de São Francisco compunham um exótico cenário na nossa imaginação infantil..Em Mossoró vimos o trem pela primeira vez.

Um comentário:

  1. Esqueci de mostrar a Itamar, pra relembrar a memória dele dessa viagem, onde o mesmo diz que não fez!!!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...