sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOSSOS AVÓS MATERNOS...

Eulina Soares de Paiva e Antonio Cirilo da Costa casaram em 1912.
Para ele, viúvo, eram as segundas núpcias. Moraram no Sítio Água Preta, Município de Brejo do Cruz. Juntos tiveram  oito filhos, mas somente dois sobreviveram: Isabel (Belinha) e Benedito Costa (Ditinho). Do seu primeiro matrimônio, nosso avô teve dois filhos: Maria e José Costa, sendo que este, com eles viveu até o seu casamento. Vovô Costa era tio da nossa avó paterna, assim que o parentesco entre os nossos pais não é tão longínquo. Ele contava, que quando criança, com 11 anos, tinha ido, na garupa de um cavalo, à festa de comemoração da libertação dos escravos, em 1888. Faleceu em 1954.









Eulina, nasceu em 1889. Era de uma  família grande. Filha de Raimundo Soares Paiva Torres e Maria Aurora Azevedo Maia, de origem Portuguesa. Nossa avó, Eulina, já contava com quase 23 anos quando se casou com vovô Costa, idade considerada avançada para uma jovem solteira, nesse tempo. Corria o risco de ficar no "caritó." Nosso bisavô, Raimundo, quando sabia que um homem enviuvara pelas redondezas, logo ia negociar um casamento para suas numerosas filhas. E assim quase todas casaram-se com viúvos. Depois que o enlace era acertado, o pretendente ia à sua casa e as moças só o viam através dos buracos, propositadamente deixado nas paredes, que davam a visão da sala de visitas. Praticamente só encontravam o noivo no dia do casamento. Tantas delas ficaram viúvas, pois o marido já mais velho, morria primeiro. Foi o caso da nossa avó, que quando enviuvou veio morar conosco. Faleceu com 96 anos em 1985.


2 comentários:

  1. Meu Bisavô se chamava José Paiva da Rocha, nascido em Portugal, mas não sei qual cidade. Veio para o Brasil e se casou com uma mineira, e temos o brasão da família Rocha de Portugal e fotos deles. Parte da família mora no estado do Rio de Janeiro. Gostaríamos de saber se temos mais familiares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Segundo li em alguns sites a família Rocha originou-se na França. Alguém foi a Portugal e de lá, para cá. Imagino que aqui no Brasil, a mesma família espalhou-se por todas as regiões. Imagino que somos parentes. Na postagem : "Nossos bisavôs paternos", fala sobre Augustinho, originário da região de Riacho dos Cavalos, perto de Catolé do Rocha, PB.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...