quarta-feira, 7 de março de 2012

OS PADRINHOS...

Madrinha Benedita Nobre e Padrinho Oliveiros Soares moravam na Fazenda Boa União, município de Brejo do Cruz com seus sete filhos. Requisitaram uma professora para educá-los e foi lá que nossa mãe, Belinha, foi colocada, para preencher esse pedido. Foram meus padrinhos de vela e Terezinha, a filha mais velha, minha madrinha de apresentar. Meus irmãos menores os chamavam também por padrinhos. Madrinha Benedita era originalmente de Brejo do Cruz, onde residiam seus pais e irmãos. Uma mulher muito acolhedora, generosa, alegre e de uma bondade infinita.

Os antigos donos da Fazenda Boa União nunca tiveram filhos e à sua porta foram deixadas três crianças: Padrinho Oliveiros, Severino e Maria. Foram adotados e criados como filhos e só depois de adulto, veio meu Padrinho descobrir suas origens. Era um homem também acolhedor, bondoso e adorava um cafuné. 
Na sua fazenda, nós mais velhos, passamos boa parte da nossa infância, de onde carregamos as memórias mais preciosas e mágicas. Aí vivemos anos de invernos e secas, percorrendo os matos, lajeiros, explorando, visitando vizinhos e no açude, onde o banho diário era a atividade mais divertida e esperada. Sem contar da espera, todas as manhãs, no curral, pelo leite quentinho, saído do peito da vaca; das subidas no pé de cajarana, que ficava entre as nossas casas e nos de juá, em cuja sombra brincávamos, no carro de boi, que aí ficava. Guardamos com saudade essas memórias infantis, num tempo, cuja simplicidade, sinceridade e paz, estavam mais presentes no cotidiano.
Fica aqui uma homenagem aos nossos Padrinhos, que nos acolheu com afeto e amor e nos proporcionou um lugar paradisíaco para nossas lembranças da infância.
Ambos já faleceram. Fotos datadas de 1951.

Um comentário:

  1. Nao esquecendo que as suas filhas foram tambem madrinhas de muitas de nos mais novas. A minha sendo Madrinha Gracinha, madrinha de apresentar. Sempre a admirei muito e com orgulho por te-la como madrinha. Nao lembro nada da Boa Uniao, mas lembro deles ja em Brejo e com muito carinho. Qdo pequena comia coalhada la em D. Benedita.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...