terça-feira, 3 de abril de 2012

CENTENÁRIO DE RAIMUNDO SOARES PAIVA TORRES... NOSSO BISAVÔ...


Raimundo Soares Paiva Torres, Papai Mundo, como os netos o nomeavam, nasceu em 4 de Outubro de 1849 e nessa mesma data em 1949 comemorou seu centenário, na Fazenda Massapê, onde morava, numa grande festa, com a participação de muitos familiares. Era o avô da nossa mãe Belinha, sendo então, nosso bisavô materno. Com cem anos era muito ativo e ainda montava. Faleceu de uma queda dessa calçada alta, vista na foto. Está entre dois dos seus netos: João de Paiva e Aureliano Paiva. 
Casado com Maria Aurora Azevedo Maia, ambos de origem Portuguesa, tiveram 11 filhos: Abílio, Abdon, Aurelio, Samuel, Aristides, Eulina, (nossa avó), Eliza, Maria Vigolvina, Hosana, Rita e Tina, os quais deixaram muitos descendentes. Era um homem autoritário. Uma vez descobriu que um dos filhos, já casado, jogava. Foi à sua casa e na frente da mulher, lhe castigou com uma vara. Casou todas as filhas com viúvos mais velhos e como já foi mencionado em postagem dos Avós Maternos, os casamentos eram arranjados, sendo que as noivas só viam os pretendentes praticamente no dia dos casamentos. Gostava muito de ler e todos os seus filhos tiveram uma educação básica, aprendendo a ler e escrever, com professores contratados, com os quais mantinha constantes discussões intelectuais. E quando a educadora era do sexo feminino, sua esposa, Aurora, ficava enciumada, nos contava sua filha, Mãe Nininha ( Vó Eulina).
Quando criança, esse retrato era fixo na parede da nossa casa e mesmo em foto, sem nunca tê-lo conhecido, nosso bisavô, impunha respeito, pelas historias que ouvíamos sobre ele.

9 comentários:

  1. Reparei agora , vendo o nome da nossa bizavo, que a nossa avo, Como filha nao tinha nenhum dos nomes de familia que a Mae, ou sea, nem Azevedo nem Maia.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, passei a vida toda ouvindo falar dessa foto e eu nunca tinha visto...que bom que a senhora postou no blog, obrigado tia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto que tínhamos desapareceu muito tempo atras e venho tentando conseguir uma cópia, há bastante tempo. Felizmente, a Riso veio no fim de semana e Miriam, sua irmã, nos emprestou essa, em muito bom estado. Foi escaneada...

      Excluir
  3. Olha só que privilégio... Ric é Azevedo. Henrique Paiva Mendes Azevedo.. =)

    ResponderExcluir
  4. Olha a elegância do nosso bisavô.... parece a de Lelêda kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...quase fico sem palavras.....então, as bisnetas tem a quem puxar...

      Excluir
  5. É mesmo Lucinha, bem lembrada. Todo elegante, Leleda saiu a ele.

    ResponderExcluir
  6. Otima essa foto meu pai é raimundo soares neto . Filho do aurelio soares de paiva mas até hoje não entendi pq ele nao pegou nem paiva nem torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, realmente seu pai deveria ter o nome completo do avô.
      Todos seus filhos ( de Papai Mundo), tinham Paiva no sobrenome e não Torres, nem tampouco Azevedo ou Maia.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...