domingo, 22 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA...


No Dia Mundial da Água, a atenção volta-se totalmente aos problemas que enfrentamos, por sua escassez, em todo o planeta. O crescimento demográfico, com ampliação do consumo e expansão econômica e social; o aumento da demanda em áreas de escassez; inadequada infra estrutura; aquecimento global e as mudanças climáticas; ausência de políticas e ações governamentais; a destruição das áreas alagadas; poluição; desmatamento; desperdício; descaso e mau gerenciamento dos recursos hídricos, tecem um cenário bem preocupante, quanto a disponibilidade e qualidade de água potável, em âmbitos local, regional e global.
A nossa região, historicamente guarda os registros da escassez periódica, quando secas forçavam migrações e misérias na população rural e urbana. Na atualidade acompanhamos a situação alarmante em todo país, principalmente das represas abastecedoras dos grandes centros, no sul e sudeste, com predições incertas para o futuro.
Esperamos uma conscientização coletiva, lideranças governamentais, independentes de interesses minoritários, com a visão de preservar e proteger essa riqueza indispensável para a vida na Terra. Numa palestra que assisti, um cientista explicava metaforicamente a fragilidade dessa fonte de vida, dizendo que se toda água do planeta enchesse um copo, a água potável representaria só uma gota.

Consumo de água: atividade agrícola, 73%; industria, 21% e doméstico, 6%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...